domingo, 16 de maio de 2010

Tanque de Guerra - Quinta Reunião Mostre Explique







Tanque de Guerra - Quarta Reunião Mostre Explique





















Tanque de Guerra - Terceira Reunião Mostre Explique













Tanque de Guerra - Segunda Reunião Mostre Explique













Tanque de Guerra - Primeira Reunião Mostre Explique









Tanque de Guerra - Você sabia?

TANQUE DE GUERRA

VOCÊ SABIA QUE…
  • Tanques de Guerra viram luxuosas limusines para transportar noivas para seu casamento, pelo custo de 6 mil a 16 mil reais?

  • O motor do tanque americano ABRAMS M1A2 gasta aproximadamente 39 litros só para ligar?

  • O maior tanque de guerra do mundo Pesa 1.350 toneladas, 47,3 metros de comprimento, 7,1 metros de largura e 11,6 metros de altura?

  • Em quatro de junho de 1989, em Pequim, na China um jovem chinês se colocou na frente de uma fila de tanques de guerra impedindo com o próprio corpo a passagem deles?

  • O motor de combustão interna de um tanque de guerra com uma potência de 1.500 HP equivale a 12 carros com motor 2.0?

  • Um tcheco conduziu um tanque de guerra de 12 toneladas através do centro histórico de uma cidade para comprar sorvete para os filhos e foi multado em 300 libras?

Tanque de Guerra - Esquema

Tanque de Guerra - Texto de Divulgação Científica

Que tal conhecer o desempenho dos tanques de guerra e fascinar-se com a história dessas incríveis máquinas mortíferas?

Você já teve a curiosidade de saber as características, capacidades, comportamento ou rendimento dos tanques de guerra? Conheça o desempenho de cada um a seguir.

O desempenho de um tanque de Guerra condiz com as características ou capacidade de comportamento e rendimento de cada um separadamente, em especial quando comparados com objetivos e expectativas. Foi durante a primeira guerra mundial em 1916 que ingleses e franceses apresentaram sua mais nova “arma” para alemães, entrando assim para a história da humanidade. Essa arma recebeu dos militares aliados o nome-código de "tanque", para que os inimigos pensassem em reservatórios de água ou de combustível.
Os primeiros tanques eram consideravelmente lentos, perfazendo apenas seis quilômetros por hora, além de ser muito difícil de manobrar.
Grande parte deles foi abandonada no caminho em função de panes no motor na esteira de rodagem ou mesmo atolado em algum buraco.
A Evolução das condições no campo de batalha forçou os tanques a continuar o seu aperfeiçoamento durante o resto da guerra, e seu aprimoramento vem sendo executado até os dias de hoje em vários países, com alta tecnologia e grandes inovações, ou seja, há um contínuo ciclo tecnológico entre os tanques e os sistemas antitanque.

Blindagem

O sistema de blindagem de um tanque é normalmente modular e serve para proteger a tripulação de ataques e possíveis explosões devido a sua carga. É formada por um sistema de várias camadas de metal, para barrar os tiros, intercaladas com cerâmica, para bloquear o calor dos disparos.
O casulo blindado protege os quatro passageiros, o motor, o tanque de combustível e os comandos do tanque.










Mobilidade

Servindo de base para as rodas movimentadas pelo motor do tanque, as esteiras permitem que o veículo avance por qualquer tipo de terreno. O ângulo da parte frontal serve para superar obstáculos mais altos, como morros ou crateras. Sua estrutura pode variar em relação a sua envergadura, consequentemente de sua tripulação.
Graças a um sistema de engrenagens acopladas à carroceria, a torre consegue girar até 180 graus, aumentando a autonomia para usar o canhão e armamentos secundários como metralhadoras. A ligação com a carroceria é feita por meio de uma passagem onde fica o artilheiro.

Potência

Os tanques de guerra possuem em média 40 a 70 toneladas e sua altura varia ..de 2,5 m a 3,5 m. Seu comprimento vai de 8 m a 9 m. Sua velocidade pode chegar de 60 km até 80 km por hora.
Para impulsionar as quase 70 toneladas do tanque, o motor de combustão interna, tem uma potência de 1.500 HP só para comparar, isso equivale à potência de 12 carros com motor 2.0.
Mesmo com tanta força, a velocidade máxima é de 48 km/h neste caso.


Comunicação e Equipe

A tripulação de um tanque depende principalmente de seu carregamento (um tanque de carregamento automático tem uma tripulação de três soldados; difere de um tanque de carregamento manual que possui quatro soldados).

Quatro pessoas mandam no blindado:

- O municiador mantém as armas sempre carregadas e cuida dos sistemas de comunicação.
- O piloto é quem dirige o tanque. Uma das tarefas é encontrar o caminho menos acidentado.
- O comandante é o responsável pelo andamento da missão. Sua função é transmitir ordens táticas aos outros três ocupantes.
- O artilheiro é o segundo na hierarquia do tanque. É ele quem controla o canhão principal e as metralhadoras.

Poder de Fogo
O tanque conta com um canhão e duas metralhadoras, que derrubam até helicópteros. Ambas possuem rotação de 180 graus e podem disparar, entre -30 graus e 65 graus em relação ao horizonte. Comandado por um computador interno, ele tem alto poder de destruição: consegue arrebentar muros, virar automóveis de cabeça para baixo e penetrar na blindagem de tanques mais frágeis.



Fonte: Livro - The Great Book of Thanks, Chris Foss, Zenith Press, 2003; Site: http://www.army-technology.com; http://www.cvmarj.com.br/htanq.htm; Base Aérea de São Paulo – Cumbica / Guarulhos (visita realizada dia 05/04/2010), entrevista com soldado Lopes.

Tanque de Guerra (Deixe aqui seu comentário)

Pesquisando sobre o desempenho dessa “Máquina Mortífera”, nos divertimos e descobrimos que, por trás da imensa casca grossa, toneladas de armamentos e uma potência grandiosa, existem seres humanos que se dedicam a incrível e por vezes fatais batalhas para defender sua pátria.
Bianka, Luis Felipe, Mayara, Rafael Walter